quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Show do Bon Jovi no Morumbi - 06 de outubro de 2010

"Pela animação de vocês, não sei porque demoramos tanto tempo para voltar, deveríamos aparecer todo ano". Começo o post com essa frase de Jon Bon Jovi no show de ontem. Acho que ela é um bom resumo do que rolou ontem em uma fria noite no morumbi: um público fiel reencontrando seu ídolo após 15 anos, que reconheceu o carinho e se doou ao máximo. Afinal, foram quase 3 horas de show do momento em que entrou até o final do segundo bis. E para muitos, ainda foi pouco.

Preciso deixar claro uma coisa desde já: não sou fan de bon jovi. Ou melhor, não era, até ver o show de ontem. O que dizer de um show de 27 músicas (além de 2 covers), 2 bis, 3 horas de duração, sorrisos, covers e muita energia do começo ao fim? Foi o show ideal. Não perfeito, ideal. Pois acreditar em um show que atravesse os 27 anos de carreira da banda, passando pelos 11 discos de estúdio, sem esquecer NENHUM hit é o sonho de qualquer fã. E ontem o sonho virou realidade para 61 mil fãs enloquecidos.

Como de praxe na turnê, Blood on Blood abriu o show sem maiores atrasos, levantando o público, que permaneceu gritando em We Werent Born to Follow, do novo cd, coroada por You Give Love a Bad Name, para delírio de todos. Embora possa ser questionada a posição da música no setlist, "queimando um hit", serviu para mostrar a que veio. Só estou aquecendo, dizia Jon.

Todas as músicas foram emolduradas por um bom trabalho de produção visual, que criou cenários, closes, personagens e filtros, sempre destacando a simpatia e a presença de palco do quase cinquentão vocalista, que ainda assim fez as adolescentes de todas as idades suspirarem como se estivessem com seus 15 anos novamente.

E o som não decepcionou. Finalmente aprenderam a lição de shows ruins, como o do Aerosmith, e posicionaram caixas de som em altos pedestais voltados para as arquibancadas, de forma que todos pudessem aproveitar o show, tirando os que ficaram atrás da PA de iluminação, que parecia uma casa na árvore e atrapalhava a vista do povo da arquibancada. Paciência.

A banda estava entrosada, se divertindo, having a nice day (or evening). Tico, Richie e David tocavam empolgados como adolescentes, seguindo os passos de Jon, que sorria, mandava beijinhos e soltava os chavões adorados como "Boah Noiti San Paoolo." Até parabéns para você rolou. Isso sem falar nos covers divertidíssimos, encaixados no meio de Bad Medicine: Pretty Woman, de Roy Orbinson e Shout, música de pegada gospel. Lay your hands on me cantada pelo Richie Sambora com o cenário de uma catedral também foi emocionante.

Especialmente para mim, 2 foram os melhores momentos, quando eles tocaram Work for the Working Man, ausente de outros setlists, mas indispensável música do novo álbum (que eu apostava que teria), e Livin on a Prayer, já no bis, cantada à exaustão por todos nós, com repetidas vezes só o ótimo refrão.

Bon Jovi fez valer cada dia de espera e cada real pago, em um show que deveria inspirar todas essas bandas que parecem fazer shows caça-níquel no Brasil: cobram caro e tocam de olho no relógio. Não foi o que aconteceu ontem, a ponto de as 4 músicas do bis terem deixado claro que o show acabaria alí, tanto que os refletores começavam a se acender, e o público abandonava em massa o estádio ao som de "Another One Bites the Dust", do Queen, tocado pelo sistema de som. Ledo engano. A banda se reunião ao centro do palco já escuro, e depois de confabular por poucos minutos, volta atrás de seus instrumentos, para absoluto delírio geral dos fãs que ainda aplaudiam o final do primeiro bis com Livin on a Prayer. Ainda havia tempo para Bed of Roses, que embalou o sonho de muitas das fãs ali presentes.

Foi um show para lembrar. Quem foi, sabe que testemunhou algo especial, diferenciado, único, digno dos 15 anos de espera.

Música do dia: Always (ontem ficou claro que a relação de Jon e seus fãs é para sempre e ele estará aí para eles)

PS: tinha me esquecido. o fresno tentou tocar 5 músicas, vaiado ao final de cada uma delas. Pena que eu perdi (a chance de vaiar....cheguei tarde para isso...rs)

Nenhum comentário: