segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A música nas festas de 15 anos

Fim de semana, durante uma viagem, acabei indo na festa de 15 anos da filha de um casal muito amigo da família. Chegando lá, fiquei espantado como as mães deixam as filhas sairem de casa com vestidos daquele tamanho. A única coisa longa era o olhar dos meninos desajeitados em seus ternos e fraques.

Como sempre, meu foco foi o som. Especialmente quando estou fora de meu ambiente, presto muita atenção no que está tocando. No começo, tocava um pop rock nacional, lulu santos, paralamas, skank, e algumas coisas internacionais, tipo nickelback e afins. Nada mais apropriado. Inclusive se quisessem tocar aquela menininha estranha, miley cyrus, ou hanna montana, sei lá, até mesmo os babacas do jonas brothers tava valendo. Mas em menos de meia hora começou tecno pesado. Detalhe: não tinha nem chegado meia noite, que é a hora formal desse tipo de evento, quando a debutante (?) troca de vestido e é recebida como uma moça pela sociedade. Traduzindo: o DJ tava pouco se lixando em fazer a cortesia de agradar aos mais velhos que estavam lá pela menina.

Mas até aí, me surpreendeu na verdade a pouca versatilidade das músicas. Todas elas do tempo que eu ainda saía para as baladas, incluindo Lasgo!!! Quase nem acreditei. Mas chegou meia noite, e houve a valsa e todo o formalismo. Assim que acabou, veio a real surpresa da noite: funk.

Sim, exatamente meia noite, sem nem o jantar ter sido servido, começou o batidão de funk de padaria. Era quadrado, tati arranca toco (ou sei lá como chama), e para coroar, creu. Sim, créu. Coroando essa genialidade musical, que fez TODAS as pessoas com mais de 20 anos sairem do salão (incluindo algumas com menos), o DJ oportunamente colocou o CLIPE com a mulher melancia rebolando de maneira instrutiva no telão.

Logo, dezenas de menininhas de vestidos curtos estavam rebolando na tal da velocidade 5. Fico imaginando o orgulho dos pais. "nossa, como minha filha rebola bem", estariam pensando eles? Obviamente já tinha saído do salão, e facilmente convenci meu pai a ir embora. Afinal, ficar naquele salão implicava em risco enorme de ser preso!

Não quero soar velho, mas tudo na vida tem hora (e idade). Se o dj coloca aquilo (sem o telão, inadmissível) para tocar lá pelas 2, 3 da manhã, acaba a festa com essa imbecilidade, vá la. Já ví muito casamento acabar assim, inclusive é a deixa para as pessoas irem embora. Mas ANTES DO JANTAR? Pelamordedeus! Pode tocar lady gaga, tecno, house, trance, drum m bass, WHATEVER, mas isso foi além da conta.

Fiquei triste pelos presentes e feliz por voltar para casa.

Música do dia: Tempos modernos, lulu santos

Nenhum comentário: