quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Direito Para Leigos

Você, leigo no assunto, ou mesmo você, que freqüentou os bancos acadêmicos e sentiu certa dificuldade em compreender alguns princípios do Direito, não se preocupe... Seus problemas acabaram! "Os mano" fizeram uma interpretação moderna e atual dos nossos códigos. É sóconferir!

PRINCÍPIO DA INICIATIVA DAS PARTES: "Faz a tua que eu faço a minha".
PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA: "Grande merda isto".
PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE: "Se só tem tu, vai tu mesmo" (parte da doutrina e da jurisprudência prefere: "quem não tem cão... caça com gato").
SUCUMBÊNCIA: "A casa caiu!"
LEGÍTIMA DEFESA: "Bateu, levou, mané".
LEGÍTIMA DEFESA DE TERCEIRO: "Deu no mano, leva na oreia".
LEGÍTIMA DEFESA PUTATIVA: "Ihh!... foi mal".
OPOSIÇÃO: "Sai batido que o barato é meu".
NOMEAÇÃO À AUTORIA: "Vou cagüetar todo mundo".
CHAMAMENTO AO PROCESSO: "O maluco ali também deve".
ASSISTÊNCIA: "Então brother, é nóis."
DIREITO DE APELAR EM LIBERDADE: "Demorô, fui!". (parte da doutrina entende como "só se for agora").
PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO: "Agora é eu".
REVELIA, PRECLUSÃO, PEREMPÇÃO, PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA: "Camarão que dorme, a onda leva".
HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS: "Cada um com os seus pobremas" ou "não mexe no meu, que eu não mexo no teu".
COAUTORIA E LITISCONSÓRCIO PASSIVO: "Passarinho que acompanha morcego dá de cara com muro", ou "passarinho que acompanha morcego, dorme de cabeça pra baixo", ou ainda, se preferir, "quem refresca bumbum de pato é lagoa".
RECONVENÇÃO: "Tá loco, mermão. A culpa é tua".
COMORIÊNCIA: "Um pipoco pra dois" ou "dois coelhos com uma paulada só".
PREPARO: "Então... Deixa uma merrequinha aí."
DESERÇÃO: "Deixa quieto".
RECURSO ADESIVO: "Vou no vácuo".
SIGILO PROFISSIONAL: "Na miúda, só entre a gente", alguns preferem "no sapatinho".
ESTELIONATO: "Malandro é malandro, e mané é mané".
FALSO TESTEMUNHO: "Fala sério...".
REINCIDÊNCIA: "Puxa mermão, otra veis".
INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE: "Toma que o filho é teu".
EXECUÇÃO DE ALIMENTOS: "Quem não chora não mama".
RES NULLIUS: "Achado não é roubado".
DE CUJUS: "Presunto".
DESPEJO COERCITIVO: "Sai batido".
USUCAPIÃO: "Tá dominado, tá tudo dominado "

Nenhum comentário: