terça-feira, 18 de novembro de 2008

Show do REM por Leandro Cianciaruso!

Dia 10 de Novembro... R.E.M.: Rock excelente e memoravel.

Esta data ja entrou como uma das noites mais felizes de minha existência. Sendo fã da banda a tantos anos e carregando a frustração de não te-los visto em ação no Rock in Rio espantei-me ao ver o anúncio do show marcado para acontecer em uma casa de shows e não em um estádio.... como caberiam? o público e principalmente a banda.. o som..

Bem, o inicio do show foi arrazador, após albuns mais introspectivos, e as vezes depressivos, o R.E.M. estava lá com um som pesado e intenso, a proximidade com o público foi maravilhosa, era possivel acompanhar e interagir com os gestos e brincadeiras de Michael Stipe, que provou ser, não só um dos maiores compositores do Rock, como um super performancer conduzindo o tempo todo o público... era difícil tirar os olhos do palco, mesmo nos intervalos das músicas.

Todos os clássicos e algumas surpresas, bem como musicas do Accelerate foram executadas em uma seqüência de tirar o folego.. e destruir a voz de todos que tentaram acompanhar as musicas... a minha voz pelo visto ficou por lá e esta semana vou precisar iniciar meu tratamento fonoaudiológico para ver se a recupero..

Do ponto de vista de um fã, um show perfeito, tecnica e emocionalmente. Claro que faltaram musicas, mas seria impossivel um set list conter todas as maravilhas desta banda. O R.E.M. está no topo da escala evolutiva musical, impossivel compara-los a outras bandas tamanha a qualidade de suas composições e de sua performance. Foi expetacular!!!!

A nota triste do evento foi o péssimo show de abertura de um semi-desconhecido chamado Sideral, o R.E.M. não merecia ter seu palco compartilhado com alguem que compos uma musica com o inesquecivel refrão "Maria eu te amaria"..... e o pior foi o momento no qual o indivíduo que mal tocava a guitarra comum, trocou-a por uma de dois braços e tendo provavelmente um surto , considerou-se J. Page e destruiu um clássico como Stairway to Heaven... um processo com condenação a guantanamo seria muito apropriado.... mas talvez fosse melhor que este moço contentasse em abrir shows de bandas nacionais ... sei lá... tipo o Jota Quest.

O bom é que a magnitude real dos verdadeiros artistas da noite num foi manchada.. viva o R.E.M.

Nenhum comentário: