terça-feira, 4 de março de 2008

Coluna 11: Skank - Carrossel

Coluna 11 – Skank - Carrossel


Carrossel é um bom título para este álbum, o nono da banda mineira, uma vez que renova todo seu repertório uma vez mais. O Skank sem dúvida é a banda nacional que mais se renova a cada álbum, passando por diversos estilos, mas sempre com aquele jeitinho que consagrou os jovens mineiros, as vezes flertando com uma nova MPB, menos down, as vezes descaradamente pop.

A música de trabalho, canção número 2 do disco, “Uma canção é para isso”, já nasceu sucesso feito, seguindo a fórmula consagrada por Tanto, Garota Nacional, Mandrake e os Cubanos, Vou Deixar, Vamos Fugir, entre outras, misturando a voz agradável e reconfortante do Samuel Rosa, com o som tecnicamente sem falhas e harmonicamente simples do resto do time, especialmente o Lelo e o Henrique.

Essa é a pegada do disco todo, alternando empolgação e ritmo, sem cansar nem se repetir. O trabalho traz algumas marcas registradas da banda, como parcerias interessante com outros músicos, como o já “convidado de sempre” Arnaldo Antunes, Chico Amaral, Nando Reis, Rodrigo Leao e Cesar Mauricio, e títulos curtos e simples.

Tido como final da trilogia iniciada por Maquinarama e Cosmotron, Carrossel segue a linha nostálgica experimentada pelo grupo após sua tour européia, com algumas músicas puxando décadas como 60 e 70, a exemplo das canções 9 e 10, respectivamente Garrafas e Panorâmica.

As favoritas desta coluna são as canções Mil Acasos e Balada para João e Joana (6 e 11), pois resgatam o espírito jovial do pop rock nacional, embora não se ache nenhuma canção mais política, ou mesmo ousada de qualquer outra forma.

Ainda que docinho, o CD é uma boa pedida em tempos tão turbulentos, em que todos os lados a que se olhe apresentem tanta dor e violência.

Vale lembrar a chegada do dia das crianças, onde esse novo disco pode ser uma boa opção de presentes, para jovens de todas as idades.

Muita VIBE e não esqueçam de escolher com carinho o Set de músicas para o feriadão. E até a próxima.





VIBE HINTS: NEW ORDER também em novembro, também em sampa.

Nenhum comentário: