quinta-feira, 24 de março de 2011

Angles - The Strokes


Minha tarde começou num mal humor desgraçado, esperando mais de 1 hora em um consultório médico para uma médica meia boca me falar o que já sabia. Cheguei em casa precisando de algo que me animasse: dei play em under cover of darkness e já soube o que viraria meu humor: ouvir e resenhar o novo Strokes, recém-lançado.

Recém-lançado mesmo, nessa semana, dia 23 de março, esse quarto álbum teve seu nome e primeiro single divulgados no início do ano e parece marcar o reinício da fase criativa, interrompida em 2007 com o espetacular first impressions on earth, tanto é que a banda já fala de seu quinto álbum.

Alardeado como o retorno do Strokes à sua musicalidade mais crua, que marcou seu ínicio, is this it, esse álbum mostra logo a que veio: depois de um bom aquecimento feito por Machu Pichu, chega o arrasador single Under Cover of Darkness: ótima música, ótimo rock, com pegada, com identidade, com expressão, tanto que da primeira vez que ouvi, de pronto exclamei: o novo strokes é animal! E é mesmo. Finalmente um novo disco da nova safra de bandas indie que não desapontou.

Está aqui tudo que os fans gostam: riffs crus, baixo nervoso, solos na medida certa, batera ora ritmada, ora ganhando vida própria; deliciosas distorções de guitarra...tudo que passa voando na meia hora do álbum, que teve como toque adicional um sintetizador Midi, que dá uma pegada eletrônica em alguns momentos. Interessante.

Vale a pena mencionar que o processo de gravação foi bem estranho: o vocalista Julian Casablancas gravava os vocais e mandava por email para a banda, tentando forçar os outros a tomar controle criativo, o que gerou muito stress.

Ouvindo com atenção, encontrei referências gerais à Velvet Underground e algo de kraftwerk, com uma pitada de Greenday na faixa 03, two kinds of happiness, uma das minhas favoritas, se bem que não teve nenhuma delas que me desapontou.

Resumindo: foram 4 anos demorados para se esperar, mas que valeram a pena. Os Strokes estão de volta, com a força de quem nunca deixou de tocar o melhor do indie rock. Baixado, gravado em cd e uploadeado no ipod. E muito recomendado.

Música do dia: Under the cover of Darkness

1. "Machu Picchu" Nick Valensi, Julian Casablancas 3:30
2. "Under Cover of Darkness" Nick Valensi, Julian Casablancas, Fabrizio Moretti, Nikolai Fraiture, Albert Hammond Jr 3:56
3. "Two Kinds of Happiness" 3:44
4. "You're So Right" Nikolai Fraiture 2:34
5. "Taken for a Fool" Nick Valensi 3:23
6. "Games" Julian Casablancas, Nick Valensi 3:54
7. "Call Me Back" 3:05
8. "Gratisfaction" Julian Casablancas, Fabrizio Moretti 2:59
9. "Metabolism" 3:06
10. "Life Is Simple in the Moonlight" Julian Casablancas 4:15
Total : 34:43

Nenhum comentário: