quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

The Blue Man Group Experience

Queridos Leitores, boa tarde.

Ainda entrando no pique do ano novo, quero dividir com vocês a experiência quando assisti a um DVD do Blue Man Group. Um amigo foi me visitar e levou para eu conhecer os caras. Confesso que só havia assistido ao comercial da TIM e algumas menções a eles como parte de uma geração sucessora do Stomp it out loud!, trupe americana que fazia som com "instrumentos" do dia a dia, como canos, latas de lixo, vidraças, latas e afins.

Bom, não me lembro do nome do DVD, mas era a exibição de um show ao vivo deles. Assistir a um show deles, não é como assistir ao show de uma banda, seja favorita ou não. É como assistir a uma peça de teatro musicada, a um show de entretenimento, algo mais ou menos parecido com o que deve ser um show do já batido circ du soleil (não ví, não quero ver e não gosto: Se quiser ver molequinho com poucas roupas fazendo malabarismo, vou até o cruzemento da rebouças com a brasil e pago no máximo alguns centavos).

Todo o show é conduzido com os três homens azuis à frente de uma banda de diversos músicos, fazendo muitas mímicas e micagens, quando começam a batucar um conjunto de canos de pvc com um microfone na ponta. A variação dos movimentos feitos com o cano instaneamente cria uma musicalidade, logo ofuscada pela banda completa, em uma das muitas tiradas cômicas do espetáculo. Em determinado momento, surge um narrador fantasma, agradecendo a compra do manual para rock music, quando então começa a instruir o público sobre uma série de movimentos de rock, devidamente acompanhados pelos smurfs de plantão, sendo o nº 1 o famoso movimento com a cabeça, para cima e para baixo; o 2 com os repetidos socos no ar; o 3 saltitar repetidamente; e por ai vai, até um fictício 473, no qual o movimento ritmado dos quadris era usado para compensar ausência de conhecimento de como se tocar um instrumento, ou inaptidões voacais, totalmente banalizadas em épocas de playback e programas corretivos. Sensacional, simplismente sensacional.

Não é um show de música. É um show COM música, para quem gosta de música, sem maiores preconceitos. Os atos se sucedem, inclusive com uma vocalista convidada, já que os na´vi musicais não falam nada. E a banda mandando ver, inclusive na melhor das peças musicais, I FEEL LOVE.

Vale a pena a experiência, totalmente inovadora e divertida. Por isso, nada mais justo do que chamá-la de Blue Man Group Experience.

Música do dia: I feel love.

Nenhum comentário: