quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

29 anos sem John Lennon

Dia 8 de dezembro de 1980. Um tiro dá fim à vida de John Lennon, líder dos beatles e figura controvertida. Um tiro desferido por um fã, que dizia que uma mensagem no livro o apanhador no campo de centeios havia mandado ele matar John. Em sua confusa idéia, esse fã sequer saiu do local do crime, sendo preso em flagrante e pedindo desculpas pelos transtornos que havia causado. Sentenciado à prisão perpétua, até hoje permanece em ala separada pelas ameças de morte que recebe.

Obviamente a data não me é significativa. Mas ao ver a MTV passando clipes dele sem parar, um mais chato que o outro, desconfiei do que poderia ser e fui me informar, achando que poderia interessar a uma meia dúzia dos meus fiéis leitores.

John foi um pilar dos Beatles, e formou com Paul McCartney (outro chato de galocha) uma grande parceria que deu luz à grandes sucessos dos garotos de liverpool. O Sucesso dos Beatles redefiniu o conceito de fama, até que ele disparou que os Beatles eram mais populares que Jesus Cristo. Acho que isso resume quem foi o cara.

Sem dúvida sua contribuição à música foi algo absolutamente relevante, porém sua carreira solo, pobre e monótona, com uma ou duas músicas decentes, foi encerrada muito antes do tiro fatal, quando conheceu uma das figuras mais malas sem alça que já andaram nesse mundinho: Yoko, a Ono que separou de vez o fabfour, após a morte do genial empresário da banda (esse era o gênio da parada toda).

Nessa época ele não queria saber de mais nada. Compunha algo chato, fazia manifestações políticas utópicas, e posava para fotos como se fosse um príncipe deposto, do lado da bossal amada.

Infelizmente, sei que a minha total recusa em adular esse ídolo de barro trará alguns comentários revoltosos e revoltados, sejam eles postados ou não, mas nunca achei que as características de alguém melhoravam com sua morte, e nem que esse cara tenha sido 10% de tudo que ouvi minha vida toda. Paciência.

E para honrar o cara, fiquem com IMAGINE

Nenhum comentário: