quarta-feira, 11 de março de 2009

Colhendo músicas, plantando CDs

Bom, sempre falei de gravar CDs, elaborar coletâneas, organizar set lists, mas faltou falar sobre formas bacanas de conhecer músicas diferentes para as coletâneas.

A verdade é que existem diversas formas para essa colheita de músicas, sendo que a maior parte delas depende de você ter uma mente aberta e um ouvido atento ao que toca por aí.

Ontem mesmo eu estava de bobeira em casa, vendo multishow, que apresentava clipes diversos, bem variados que acho que nem poderiam estar em um mesmo CD. Não perdi tempo. Peguei um bloco de papel e comecei a anotar o que me interessava para baixar. Depois é só correr para o abraço, digo, para o emule................rs

Outra forma bacana é saindo. Qualquer lugar vale. Seja em loja de shopping, seja balada, barzinho, loja de discos, lanchonete, carro dos amigos, TODOS esses lugares geralmente estão tocando algo, e algo que pode ser aproveitável. Se você não tiver boa memória, vale andar com o bloquinho a tiracolo. Isso ou anotar no celular, smartphone, laptop, blackberry ou qualquer outra tranqueira tecnológica que você tenha em mãos.

Gosto muito de pegar cds de amigos, ou melhor, ganhá-los.....rs......o bacana é ver como os outros juntam as músicas, se de forma metódica ou aleatória. E se gostar de algo, pode perguntar para o cara ou então usar um CD REAPER, origem da expressão "ripar um cd", que nada mais é que identificar a faixa por seus autores e nome, e convertê-la do cd (formato wav geralmente) para mp3 ou outra extensão de sua preferência. Sem contar, é claro, os moto ids da vida, que identificam a música para você.

Baixar coletâneas é outra maneira divertida de descobrir sons novos.

E depois de conseguir esse monte de música? Simples, é só criar pastas e classificar as músicas por afinidade. No meu caso, além das pastas de afinidade (qualquer dia tiro um snapshot da minha raiz de músicas), gosto de criar as pastas dos meus próximos cds (vide post dos títulos dos meus cds), jogar as músicas lá e só voltar a elas quando tiver material suficiente para um CD ou inspiração para brincar com aquilo.

Música do dia: Taking Care of Business (esqueci a banda....)

Nenhum comentário: