sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Erros técnicos comuns em Gravaçao de CDs de música

Caros leitores, vamos falar hoje de algo comum para todos aqueles que gravam CDs próprios: os erros e problemas mais frequentes.

Vamos Lá:

1) Gravar sem ouvir: erro clássico. Gravar um cd cheio de músicas baixadas sem ouví-las antes é quase sempre mortal. a música pode estar cortada, ser outra música, estar chiada, com propaganda, ser vírus, etc etc etc. Sempre ouça depois de baixar.

2) Volume diferente: arquivos diferentes quase sempre tem som diferente. Por isso todo programa possui um equalizador de volume.

3) Qualidade diferente: a qualidade do arquivo, que influi inclusive em seu tamanho, também deixa o cd parecendo samba do criolo doido. procure baixar sempre músicas com o mesmo número de bits, preferencialmente 128, que é padrão. Menos que isso, é lixo. Mais que isso, é qualidade para profissionais. 156 e 192 são aceitáveis. 320 é demais.

4) Tipos de arquivo diferente: se você gosta de mp3, use sempre mp3. Se é da turma do wav, fique nele. Os fãs da terminações estranhas de ipod também, não mesclem. Diferentes tipos de arquivo dão conflito e problemas diferentes em diferentes programas.

5) Use programas confiáveis: usar qualquer programinha é caminho para o desastre. usar o programa padrão para determinada tarefa, além de facilitar o aprendizado do mesmo, tem a possibilidade de perguntar para conhecidos e fóruns. a dica é o nero burning room.

6) Compre mídia boa: siiiiiiiiiim, mais um caso em que o barato sai caro. Dica: compre marcas das quais você já viu estéreos, rádios e outros eletrodomésticos de som, pois quem melhor para fazer CD do que quem toca eles? Isso facilita até a interatividade entre mídia e leitor. O resto é tentativa e erro.

7) Gravar cd enquanto bate papo no msn, ouve música e edita uma foto no photoshop: a não ser que teu computador tenha mais memória ram do que o da NASA, não abuse; computador é multitarefa, mas até isso tem limite.

8) Puxar arquivos de vários diretórios: quando for gravar, faça uma pasta e puxa dessa pasta. Assim a chance de dar erro é quase zero.

9) Copiar CD de loja sem destravar: se até pirata anda travando seu material, que dirá as grandes gravadoras. O CD dos tribalhistas virou um clássico de travas impossíveis. Mas não adianta, toda trava um dia é destravada. É a regra da evolução conjunta ou evolução em espiral.

10) Não passar anti-vírus: as vezes você quer uma música e ganha uma destruição total do seu drive, por isso sempre passe anti-virus em todos seus arquivos baixados, especialmente filmes de auto-ajuda ou autodidáticos, campões em vírus.

Espero ter ajudado. Bom fds.

Música do dia: Time Bomb, do Rancid. Parece que agora é classic rock....rs

Nenhum comentário: