segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Projeto musical 2009: a árvore genealógica do rock

Sexta fiquei de bobeira vendo um programa da multishow chamado "Que rock é esse?" e que conta a história e as interligações de vários artistas com vários festivais e as influências cruzadas que produziram o estilo de música mais fértil de todos.

Considerando que em 2009 serão comemorados os 40 anos do woodstock, que marcou geraçõe de músicos, artistas e fans, ainda que tardios, tive uma idéia, que só nessa altura do fim do ano que vem saberei se foi uma idéia boa ou de jerico.

A partir de janeiro de 2009 publicarei posts atualizáveis, ou seja, que serão editados conforme novas informações forem juntadas, e que tem por propósito esmiuçar as origens, influência e produtos de bandas e movimentos musicais, para entender o que deu origem a que, quando e porque.

Óooooooooooobvio que é um projeto ousado. Maluco até, eu diria, mas me parece....interessante. Pois toda vez que quero escrever sobre algo e preciso complementar minhas infos, dou uma pesquisa, e acabo aprendendo mais sobre o que estou escrevendo. Então, conforme eu for escrevendo, posso voltar e complementar os posts anteriores, mantendo o dinamismo do site.

Assim, como saímos dos beatles e chegamos aos emos? O que bob dylan tem a ver com dire straits? o que diabos é glam rock? porque Clapton é venerado até hoje?

A idéia é estudar e entender estilos do rock como punk, glam, classic, grounge, hard rock, hardcore, emocore, heavy metal, trash metal, white metal, folk rock, surf rock, pop rock, brit rock, indie rock, rockabilly, rock progressivo, etc...

Me desejem sorte. Música do dia: Here I go again on my own, White Snake.

Nenhum comentário: