terça-feira, 16 de setembro de 2008

John Neschling, a Osesp e Ronaldinho

Dia chato para coisas de música.

Sei lá, desde que não consegui ir no show do scorpions porque só tinha sobrado pista a 180 reais, ando meio aborrecido com a música. Para piorar, tudo que vejo fala do casamento da sandy. caramba, que raios isso tem a ver com a música e porque isso figura nos canais que deveriam falar de música? então falarei de algo que me fez pensar esse fds.....

Eu tava lendo a vejinha sp, e me deparei com uma reportagem falando sobre a decisão do maestro John Neschling de deixar a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a OSESP. Após 11 anos à frente da batuta, esse brasileiro com nome e pose de gringo deu uma intrevista irascível, cheia de mágoa e alguns momentos de auto-afirmação. A matéria fala sobre os entreveros dele com o governador Serra, seu ego e seus méritos. Em determinado momento, o maestro afirma ganhar 180 mil reais por mês............

CENTO E OITENTA MIL REAIS POR MÊS POR UM MAESTRO, QUE AINDA ACHA QUE GANHA POUCO????????????????????? Essa foi a representação gráfica (ou o mais próximo que eu cheguei de uma) da minha surpresa ao ler sobre o salário dele.

Só que alguma coisa não estava certa e começou a borbulhar dentro de mim. Isso me fez lembrar de quanto ganha qualquer jogador sem caráter no país. Amo futebol, mas você não precisa ser um gênio da bola para ganhar 100 mil reais jogando bola. o luxa, aquele treinador que todos conhecem, cobra seus 500 mil e se dedica uma temporada, quiça meia. leão não cobra menos. até o mano deve ganhar mais de 100 mil reais. a sósia do huck que nunca jogou uma copa pela seleção ganha pelo menos 200. e temos outros milhares de exemplos.

Agora, porque raios causa tamanha estranheza o fato de um maestro, extremamente culto, com uma formação musical de primeira linha, 10 anos à frente de uma Orquestra Sinfônica que colocou o Brasil no mapa da música erudita mundial, ganhar seus 180 mil reais?

Antes que queriam me sequestrar, eu demoro anos para ganhar tudo isso. Mas o ponto é: porque é tão aceitável o fato de qualquer jogador analfabeto ganhar fortunas aos seus 18 anos enquanto que um senhor excepcional ganhar mais de cem mil reais após colocar a OSESP como um orgulho da cidade, do estado e do país é algo que causa incomparável indignação?

A verdade é uma só. Somos pobres. Pobres de alma, pobres de cultura, pobres de educação, pobre de espírito. Para nós, basta o pão e o circo, tal qual bastava à plebe romana. nosso pão é low-fat e nosso circo é transmitido em full-hd, mas nada mudou da roma pré-cristã para cá.

Nossos músicos têm de se justificar, nossos atletas tem que esmolar e nossos pintores tem que ir ao estrangeiro para ganharem reconhecimento. Não adianta, assim seremos sempre a terra do amanhã, que tal qual a idade adulta para peter pan, nunca chegará.

Música? Paint it Black - Stones.

Nenhum comentário: