segunda-feira, 4 de agosto de 2008

as músicas de divulgação e amy winehouse

Um tempo atrás ouvi falar de uma tal de Amy Winehouse. Como toda novidade, aproveitei para baixar o cd. mas antes mesmo de ouví-lo, conheci a música Rehab. Achei a música limitada. Talvez fosse a má qualidade do arquivo baixado, da gravação feita. mas o fato é que não gostei.

Dai para a frente só ouvi coisas ruins a respeito dela. bebe demais. fuma. se droga. acaba internada. tudo isso e uma musiquinha medíocre, pensei.

Mais um tempo se passa. Um ex-chefe com quem tenho contato me pede para baixar todos os cds dela para ele. Duas semanas depois vou a um jantar e ouço um som descolado, com sentimento, meio aretha franklin, mas aerado como Joss Stone. Pergunto ao meu anfitrião e ele me diz que aquilo é Amy Winehouse. Supreso, peço para ouvir o resto. Não é que Rehab é, de fato, a música mais fraquinha dela? Solta, sem conhecer o resto da obra, acaba sumindo, não sendo marcante, mas dentro do conjunto da obra faz sentido, ganha ênfase.

Contei esse causo porque acho que a música de divulgação de um músico é fundamental para o sucesso de seu álbum, e mais, de sua carreira. Grandes bandas sem grandes músicas de divulgação acabam demorando para pegar, como carro à álcool. Weezer é uma delas. Maná é outra. E Amy Winehouse acabou sendo vítima da mesma síndrome. Certamente, se tivessem divulgado as outras músicas, a repercussão seria bem melhor.

Entendo que a música de trabalho, como é comumente conhecida, deve ser boa. Boa, não ótima. Só deve ser a melhor do disco se o artista não tiver pretensão de lançar outros álbuns. One Hit Band é a expressão clássica desses caras. Você sabe que se trata do grande sucesso ser a música de trabalho quando o Bocó poe na capa: Incluindo o sucesso: Beautiful Girl. Não fosse a música chata para cacete, Sean Kingston bobeou. Ou então o bobo sou eu, já que ele lançou a droga de álbum, fez show no Brasil, encheu o cofre e depois sumiu. lógico. artista criado por marketeiro nem merece ser chamdo de músico.

E isso tudo me faz pensar: quantos grandes músicos ainda não foram descobertos e nem nunca serão porque não tiveram uma boa música de divulgação.

Muita vibe com a música do dia, que é: A mais pedida - raimundos. FUI

Nenhum comentário: