quinta-feira, 31 de julho de 2008

Mais gravações inéditas dos beatles foram encontradas.....

Mais uma dos Beatles.

Foram encontradas novas gravações originais dos Beatles. Nem vou entrar no mérito da nótícia, qualquer um pode ler em qualquer jornal, online ou não. O que eu quero dizer é: Meu Deus, os Beatles parecem dinossauros, pois mais um pouco existem sítios arqueológicos e escavações tentando encontrar mais material inédito. Não sei se isso é jogada de marketing, publicidade póstuma ou indícios de que a música atual está um lixo, pois sempre "acham" coisas novas. Só sei que depois daquela insuportável Free as a Bird, me recusei a escutar todo o material "inédito", que na melhor das hipóteses não passa de refugo dos garotos de liverpool.

E parece que realmente eles são o tópico do dia, pois acabei de publicar um comentário de um leitor (não acho que seja fan, pois o mesmo deve querer me esganar nessa altura do campeonato) que me acha louco por não achar nenhum beatle um grande músico.

Em respeito à esse leitor, que espero que retorne pelo menos para ver essa consideração, quero explicar melhor meu ponto de vista.

Os Beatles foram marcantes na história da música? Nossa, como foram. Eles tem músicas legais, bonitas, interessantes, poéticas, boas de ouvir? Inegável. Os Beatles são melhores do que a grande maioria das bandas atuais? Sim, diria que melhores do que 90% das bandas atuais.

PORÉM, eles eram melhores juntos do que separados. Lennon era um poeta excepcional, porém não tinha uma voz particularmente habilidosa como Freddy Mercury. Ringo era um baterista regular, metódico, segurava bem a onda. Mas nunca precisou tocar mais notas que qualquer aluno de batera toca em 1 ou 2 anos de treino 1 vez por semana. George Harrison sempre foi o mais habilidoso de todos como músico, mas notadamente passou a melhorar quando, já estrela, passou a ter amigos como Clapton, bem como sua viagem à ìndia: ou seja, quando aprendeu a tocar bem. Paul era um bom baixista, mas não exibia uma virtuose digna de diversos baixistas virtuais, tendo sobrevivido escorado na sua fama, seu carisma, seu bom caráter e suas conexões no meio musical.

Talvez esse seja o ponto. Musicalmente eles não se desenvolveram muito como músicos porque simplismente não precisaram. em time que está ganhando não se mexe. eles eram os caras certos, no lugar certo, com a atitude correta, cortes de cabelo e roupas certo, e o empresário PERFEITO na hora certa. e o resto é história. Darwin aplicado.

Obviamente, fazer uma análise crítica sobre eles mexe nas convicções de milhões de pessoas. deixa muita gente fula da vida. é questionar a base da formação musical de senhores com o dobro da minha idade. Ainda assim, acho que são comentários que devem ser analisados friamente. Combatidos com comparações e exemplos, e não somente com a paixão, que infiltra todos os gostos pessoais, transformando cada objetividade em uma subjetividade inconstestável.

Diante de tudo, a música de hoje tem que ser ALL I NEED IS LOVE.................rs

Nenhum comentário: