segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

o curso de DJ

O Curso foi dado em 4 aulas, sempre aos sábados à tarde, no lobby de um prédio comercial, onde foi montada uma mesa de som completa. A turma era menor do que 10 pessoas, composta de gente dos seus 19 aos seus 40 anos. Conhecendo cada um, ficava claro que so uns 4 ou 5 ali tinham reais condições de se tornarem DJ, os outros eram apenas curiosos profissionais.
Lá, recebíamos uma apostila, sendo que cada semana recebíamos as fichas da semana. Havia muita história, com casos práticos, porém eles eram pautados com exercícios interessantes.
Ao aprender a mexer no P.A., ora nos CDJ (cd players especiais de DJ), ora nos toca-discos, cada uma ia vendo sua vocação e afinidade com esse mundinho particular. Montar/ligar/desligar a mesa de som, acertando qual "tocador" ia em qual canal (entrada), de forma que o "tocador" ficasse no seu lado correto, saber instalar e utilizar o microphone, o monitor e o fone de ouvido, etc. Regras de segurança também foram ensinadas.
Na minha opinião, a parte mais interessante de tudo foi ensinar as regras de comportamento de DJs, como se fosse etiqueta, o que incluia até mesmo priorizar os mais velhos em festas misturadas, como casamentos. Mostrar que interesses diversos são conciliáveis foi muito bacana.
Na última aula, cada um faria uma "prova final" na qual exibiria os dons que praticou nas aulas e em casa, se fosse o caso. E cada um teria que votar em alguém como melhor DJ. O Jonatas ganhou. Outro destaque foi a Renata RED, que ganhou esse apelido por odiar a Paula Blue...hehe
Esse dois ficaram sendo meus amigos depois do curso, além dos DJs Ronaldo Gasparian e Diego Beltran, com os quais tive pouco contato.
Para mim, ficou claro que eu poderia ser DJ, e já estava trabalhando contra o tempo para conseguir tocar na festa da comissão de formatura da PUC........

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu, muito legal a sua iniciativa.

Você já imaginou quantos artistas reprimidos existem nesse mundo?

Se todos fossem como você, uma pessoa tão autêntica e descolada, descobriríamos muita coisa boa por ai...

Continue assim! Espero mais estórias gostosas como esta!

Ahhh, mande um playlist legal para seus leitores, viu?

Beijos,