quinta-feira, 9 de junho de 2011

A música e a Direção

Por diversos motivos, tenho pensado muito na minha forma de dirigir. E um amigo e leitor do blog me deu a seguinte sugestão, lendo uma matéria do terra: por que você não escreve sobre a relação da direção e da música? Taí nosso post de hoje.

A direção entra na categoria de atividade de foco principal, ou seja, quando você está fazendo, a maior parte da sua atenção está na direção (ou deveria estar - tão ouvindo isso geração Y?), de forma que todo o resto vira acessório. E entre essas outras coisas está a música. Quantas vezes já não falei "bom cd para ter no carro" ou "excelente para uma viagem para a praia"? Pois é!

Isso me lembra inclusive um amigo que dizia ter no carro 2 cds, um chamado "Drive with This" e outro "Don´t Drive With This". No primeiro, só músicas calmas e tranquilas, bem relax. E no outro, pegada rock forte, com batidas aceleradas, ideal para quando se está atrasado, e cujo carro chefe era Born to Be Wild.

A verdade é que a música nos afeta e podemos conhecer um pouco da personalidade da pessoa pelo som que ela ouve. Mas isso é tema de outro post. Fato é que eu xingo e brigo mais no trânsito quando to ouvindo Linkin Park do que quando to na boa com Jack Johnson ao fundo, e essa é uma das vantagens de ser eclético.

Parece que houve uma pesquisa sobre uma fabricante de peças de automóveis chamada Halfords, que entrevistou descobriu que 60% dos participantes de uma pesquisa responderam que o comportamento pela música que estão ouvindo. E Fez uma lista das músicas mais calmas e mais perigosas:

As mais perigosas
1 - Beastie Boys - "Sabotage"
2 - The Prodigy - "Firestarter"
3 - Papa Roach - "To Be Loved"
4 - Kanye West - "Stronger"
5 - Rachmaninoff - "Prelude In C Sharp Minor"

As mais calmas
1 - Vivaldi - "As Quatro Estações"
2 - Jack Johnson - "Breakdown"
3 - Adele - "Someone Like You"
4 - Coldplay - "Yellow"
5 - Fleetwood Mac - "Landslide"

Por mais que eu ache a iniciativa legal, fala sério: quem ouve Vivaldi no volante? Não me entendam errado. Acho animal, mas no volante? Jura? Da mesma forma Beastie Boys. Em que buraco eles foram entrevistas as pessoas?

Está lançado o desafio: amanhã um top ten de músicas mais problemáticas para se assumir no volante e depois de amanha, as mais relax. Let the games BEGIN!

Nenhum comentário: