quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A Festa - selecionando o repertório

Seleção de repertório previamente é uma polêmica para alguns DJS. Esse é um daqueles momentos que separa os profissionais dos amadores. Então, como não sou profissional no sentido exato da palavra, falarei a respeito.

Quando você é convidado para tocar em algum lugar, existem algumas perguntas básicas a serem feitas:
- Qual é o horário
- Qual a duração da festa
- Para quantas pessoas
- Qual é a faixa etária média
- Qual é a classe social das pessoas
- Qual é o formato/ocasião do evento (open bar, casamento, festa de 15 anos, bota fora, soft opening, etc)
- Gosto especial dos contratantes/anfitriões da festa

Essas perguntas, que nem sempre são necessárias, ajudam o DJ a dimensionar a festa, o tipo e quantidade de equipamento necessário, e principalmente a selecionar o repertório e definir o setlist.

Definir setlist é simples: o que você vai tocar? Pode ser o que você gosta de tocar (se for conceituado e tua marca registrada), pode ser o que as pessoas gostam de ouvir (sempre uma boa pedida) ou pode ser o que a ocasião pede (casamento e 15 anos, por exemplo). Por isso prepare-se. Grave cds, mesmo que você use o ipod ou notebook para tocar, afinal ele sempre pode travar.

Eu, particularmente, gosto de "ensaiar" a festa, e criar um roteiro. Ele me dá segurança, caso, por qualquer razão, dê um branco na hora e eu precise improvisar. Para não fazer nada de errado, um plano de segurança sempre vem a calhar, e já foi útil algumas vezes.

Nesse caso, por ter um público eclético e uma janela de oportunidade relativamente pequena, entre uma premiação e uma banda, resolvi tocar músicas pop dançantes, por serem de fácil identificação, sem muita necessidade de criar um clima.

Agora, independente de qual for o estilo da festa, SEMPRE, SEMPRE, SEMPREEEE tenha no seu case uma variedade grande de música, afinal você nunca sabe quando vão te pedir axé ou funk de padaria.

Nenhum comentário: