segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Sting in the Tail - Scorpions

Sting in the Tail é o 17 álbum dos alemães dos Scorpions, e tem grande chance de ser o último, pois a banda, formada em 1965, anunciou em janeiro deste ano sua aposentadoria após a turnê que leva o mesmo nome. Como essa turnê vai passar no Brasil, tive que fazer um esforço para vê-los, nem que seja pela última vez.

O que mais intriga é ver toda a energia que a banda, mesmo após quase 50 anos de estrada, demonstra. O Rock pesado, com pegada, parece coisa de adolescente lançando o primeiro disco, com a diferença que é um rock consistente, maduro, focado. Não tem barulho, não tem experimentação. É a mera utilização de uma fórmula já consagrada em décadas de shows mundo afora. E que bela fórmula.

São 12 faixas, tirando a faixa bônus, e o álbum se apresenta completo, coerente. Envolve do primeiro acorde à última nota. Quem presta atenção nas letras e na própria ordem das músicas pode perceber um certo caminho, uma determinada tendência. E aí que percebemos se tratar da derradeira obra dessa grande banda.

Começando com Raised on Rock, criado no rock, simboliza a gênese, o início; que vem a encontrar seu término em duas grandes músicas: Spirit of Rock, em que afirmam que o espírito do rock nunca irá morrer; e The Best is Yet to Come, o melhor ainda está por vir. Ou seja, criado no rock, sem nunca morrer e com o melhor ainda por vir.

Esse é o melhor resumo desse álbum, a derradeira ferroada, fruto do mais puro rock em rock, fonte que nunca vai se esgotar e sempre vai produzir grandes obras.

Faixas
1."Raised On Rock" - 3:57
2."Sting In The Tail" - 3:12
3."Slave Me" - 2:44
4."The Good Die Young" (participação especial de Tarja Turunen) - 5:14
5."No Limit" - 3:24
6."Rock Zone" - 3:17
7."Lorelei" - 4:31
8."Turn You On" - 4:25
9."Let's Rock" - 3:21
10."Sly" - 5:15
11."Spirit Of Rock" - 3:43
12."The Best Is Yet To Come" - 4:34
13."Thunder And Lightning" (Faixa Bónus)

Nenhum comentário: