segunda-feira, 19 de abril de 2010

Paco de Lucia e Flamenco

Bom dia queridos leitores. O post de hoje será outra parte de nossa conversa sobre música, que se iniciou com Gipsy Kings e foi parar em Paco de Lucia e Flamenco.

Aproveitem


PACO DE LUCIA

http://www.youtube.com/watch?v=2oyhlad64-s
Vídeo da música "Entre dos Aguas": é a mais conhecida dele, e já foi usada por algumas propagandas:

http://www.youtube.com/watch?v=9cadbYIzhqQ
Uma apresentação com Al Di Meola (no centro) e John McLaughlin (à direita) que são virtuosíssimos com vertente jazzística. O Paco gosta muito de jazz e inovou o flamenco fazendo fusions com esses dois em diversas apresentações. São muito amigos, assim como o Toquinho (o brasileiro mesmo) também o é do Paco.

http://www.youtube.com/watch?v=16i4OXJTPW8
Este vídeo é daquele ritmo que eu demonstrei, a bulería, composto por 2 ternários e 3 binários com a batida forte no último tempo de cada célula.

O Paco participou do filme Carmen, no qual seu enredo trata de uma montagem flamenca da ópera Carmen de Bizet. Ele faz o papel dele mesmo. Participa também o Lorenzo, que é o violonista mais baixo do grupo. Esse foi um dos violonistas com quem aprendi algumas técnicas naquele show que assisti seis vezes no Olympia e só não fui mais porque acabou o dinheiro para o táxi.


FLAMENCO

O flamenco é um estilo originado da junção principalmente de árabes e ciganos no sul da Espanha, que é a região de Andaluzia. Assim como temos na música brasileira o baião, axé, sertanejo, cateretê, samba, forró etc, eles possuem também vários estilos: bulerías; fandango; fandanguillo; tarantas; alegrias; farruca; soleá; colombiana; guaíra; rumba (diferente daquela que conhecemos); caña etc. Outros possuem o nome da região de origem: malagueña de Málaga; sevillanas de Sevilha; murcianas de Murcia; granadinas de Granada; entre outros.

- violão: Tomatito, Niño Ricardo e Sabicas (flamenco mais tradicional, mais de raíz); Juan Carmona (raíz para comercial); Armik (comercial apesar de ser mais árabe); Jesse Cook e Ottmar Liebert (comercial).

- canto: Camaron (também conhecido como Camaron de la Isla, é bem tradicional); Duquende; Ninã Pastori (mais moderna);

- dança: Antonio Gades (o melhor de todos e protagonista do filme Carmen); Cristina Hoyos; Joaquin Cortés (moderno); Eva Yerbabuena (foi com o flautista que hoje está no grupo dela com quem fiz amizade naquele show do Olympia, e por isso não paguei mais pra entrar. Ele se chama Ignacio Vidaechea).

Nenhum comentário: