segunda-feira, 15 de março de 2010

Mamma Mia o Filme

Tive um fim de semana cheio de filmes musicais, em especial esse filme baseado em um musical homônimo da década de 90, baseado somente em músicas do ABBA

Me disseram que fui a única pessoa que gostei, mas vi que isso não é bem verdade, uma vez que foi o filme mais visto na Grã-Bretanha, desbancando o titanic. Mas como esse é um blog de música, e não de cinema, vamos às razões pelas quais gostei tanto do filme.

Ambientado nas ilhas gregas, o que por si só já valeria ser visto, tem um elenco estrelado por monstros como Piercie Brosman, Merryl Streep, além da grata surpresa representada pela minha mais nova paixão cinematográfica, a Amanda Seyfried, interpretando um enredo divertido e comovente que representa a busca de cada um de nos, ao som de ABBA.

ABBA, a banda sueca de grande sucesso nas décadas de 70 e 80, que já vendeu quase 400 milhões de discos, cujo nome nada mais é do que um acrônimo de seus integrantes, e mesmo estando inativa desde 1983 ainda vende 3 milhões de disco por ano (como dizem meus pais, música boa é para sempre).

Tudo bem que o musical foi escrito por 2 membros integrantes do ABBA, os dois B´s do ABBA(Bjorn e Benny - meu chará...hehe), mas o fato é que transformar toda a discografia de uma banda em uma só obra, tal como um disco de opera rock, deixa tudo mais divertido. Vejamos algumas das músicas: Mamma mia, dancing queen, sos, money money money, take a chance on me, chiquitita, voulez-vous, gimme gimme gimme, the winner takes it all, etc.

Para grandes fans da época da disco, como esse escriba que vos fala, é simplesmente emocionante ver todas essas músicas, todos esses clássicos, ganhando vida, interagindo, representando o rumo de personagens tão reais como nós mesmos, com os mesmos sonhos, ambições, decepções, lutas e expectativas despedaçadas. É ver nossa vida musicada.

No que pese ser um musical, o que afasta os não fans do gênero, é um filme recomendado para todos aqueles que são fans da música dessa eterna banda sueca.

Música do dia: Mamma mia (tinha como ser outra?)

Nenhum comentário: