quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dica Cultural Off-topic: Peça o Jardim Inverso

Jardim inverso


Três peças curtas. Três histórias urbanas. Com esse formato, estreia em 25 de novembro o espetáculo “Jardim inverso”, no cabaré do teatro N.Ex.T. As peças são de autores do Centro de Dramaturgia Contemporânea (CDC) que , pela primeira vez , apresentam um trabalho em temporada . “Jardim inverso” tem direção de Paulo Faria.

As peças têm em comum o fato de serem escritas para dois atores e apresentarem personagens que se veem frente a situações inesperadas. “Sobre a vida, a morte e alguns trocados”, de Luis Eduardo, abre o espetáculo e mostra um homem que escuta a história de uma prostituta religiosa, num jogo onde viver a ficção se torna mais divertido do que a realidade. Em “O maravilhoso circo vicioso”, de Drika Nery, dois seguranças, em um cemitério, discutem sobre um crime que acabou de acontecer no local e se devem ou não matar o assassino. “Interferência”, de Denio Maués, traz um casal no acostamento de uma estrada e uma viagem interrompida: ela quer prosseguir para a festa de aniversário do

pai; ele quer voltar para participar de um enterro.

Paulo Faria, do Pessoal do Faroeste, é o diretor convidado pelo CDC. A experiência de encenador de Faria – que assinou peças como “Os crimes do Preto Amaral” e “Labirinto reencarnado” –, mostrou-se muito valiosa para o espetáculo e para os novos autores, que puderam acompanhar de perto o processo de montagem de “Jardim inverso” e, assim , discutir cada texto com a direção e com o elenco. Paulo Faria, que também é dramaturgo, não dirigia outro texto que não fosse de sua autoria há 20 anos.

O elenco é formado por Daniel Morozetti, Lorenna Mesquita e Marcos Gomes, que interpretam dois personagens cada um.

O Centro de Dramaturgia Contemporânea surgiu em 2006, a partir de um grupo de estudos e escrita de textos teatrais coordenado pela dramaturga Paula Chagas Autran. De lá para cá , o grupo realizou mostras de cenas no teatro da biblioteca Alceu de Amoroso Lima e leituras na Casa das Rosas, sempre com textos próprios. O CDC também já teve um de seus textos encenados no site Teatro para Alguém.

A montagem de “Jardim inverso” faz parte de um projeto desenvolvido em parceria entre a Cia. dos Dramaturgos e o CDC com o objetivo de levar aos palcos textos recentes da safra paulistana. Antes da temporada de “Jardim inverso”, a Cia. dos Dramaturgos esteve em cartaz , também no N.Ex.T., com a peça “ Mariposas não sobrevoam lâmpadas halógenas”, de Marcos Gomes e Paula Chagas Autran.

“Jardim inverso” ficará em cartaz até 17 de dezembro, sempre às 4ªs e 5ªs, às 20 horas. O teatro N.Ex.T. fica na rua Rego Freitas, 454, Vila Buarque, tel 3259-9636. O ingresso custa R$ 20. Classificação etária: 14 anos. Duração: 60 minutos.



__________________________________________________________________



SERVIÇO:



Peça teatral “Jardim Inverso”

Texto: Denio Maués, Drika Nery e Luis Eduardo

Direção: Paulo Faria

Elenco : Daniel Morozetti, Lorenna Mesquita e Marcos Gomes

Local: Cabaré do teatro N.Ex.T (rua Rego Freitas, 454, Vila Buarque, tel 3259-9636)

Temporada: de 25 de novembro a 17 de dezembro, sempre às 4ªs e 5ªs, às 20 horas

Ingresso: R$ 20

Duração: 60 minutos

Classificação etária: 14 anos

Produção: Centro de Dramaturgia Contemporânea













































































--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: