sexta-feira, 21 de agosto de 2009

TOCA RAUL

O título do post de hoje nada mais é do que uma homenagem aos 20 anos sem esse músico espetacular e controvertido. Acredito que a qualidade de um músico pode ser medida por diversos fatores, mas a contemporaneidade sem dúvida é uma das mais importantes. E Raul nunca deixou de ser atual, talvez por ter falecido do alto de seus 44 anos por abuso de álcool.

Famoso pela censura sofrida, pelas referências às drogas, ao sexo e ao nosso bom e velho rock n roll, Raulzito nunca deixou de figurar nas paradas de sucesso. Quem é que nunca ouviu um dos seguintes sucessos:

Al Capone
Aluga-se
Como Vovó Já Dizia
O Dia em que a Terra Parou
Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás
Gita
A Maçã
Maluco Beleza
Metamorfose Ambulante
As Minas do Rei Salomão
Mosca na Sopa
Ouro de Tolo
Rock das Aranhas
Rock do Diabo
Sociedade Alternativa
Tente Outra Vez

Após sua morte, muitas de suas músicas foram regravadas por outras bandas de prestígio, como os titãs que regravou Aluga-se, música mais atual do que nunca. Mosca na Sopa, de claro teor político, hoje serve de campanha da folha de são paulo. E o mais interessante foi ter sido revelada sua parceria, até então desconhecida, com o autor de sucesso mundial, Paulo Coelho.

Sua musicalidade variava entre o escrachado, ao romântico, passando pelo rock e pelo pop. O baiano talvez seja o artista nacional, que durante tempos de repressão, mais tenha defendido o mote sexo, drogas e rock n roll, cumprindo a função social desse estilo musical, que é o protesto diante da opressão.

Talvez se estivesse vivo, o maluco beleza estivesse perdido em alguma rave, mas como ela nasceu há 10 mil anos atrás, se tornou uma mosca na sopa do conformismo cotidiano da musicalidade pátria, mais perigoso às atuais ditaduras políticas disfarçadas do que foi Al Capone, sendo certo que aqueles que tem o prazer de cultuar sua música se sentem voltando das minas do rei salomão. E como vovó já me dizia: TOCA RAUL.

Música do dia: GITA

Nenhum comentário: