quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Quanto vale um DJ?

Bom dia queridos leitores.

Queria escrever algo sobre discotecagem, mas não sabia o que. Então resolvi dar uma olhada nos temas explorados e percebi que nunca falei dos custos e benefícios em se contratar um DJ e quanto um DJ vale, o que eu acho ser um tema muito interessante.

Antes de mais nada, é preciso se perguntar: qual é a importância da música na sua festa? Tente quantificar quanto vale a música!

Meu tutor no mundo da discotecagem, Diego Beltran, defende: Existem duas coisas que não podem faltar em uma festa: música e bebida. Deixe faltar todo o resto, menos isso. Enquanto houver música, as pessoas estarão dançando, conversando, animadas. E enquanto houver bebida, as pessoas terão combustível para dançar, conversar e estar animadas. A música é o que dá vida à festa. Sem música, uma festa é só uma reunião de pessoas.

Bom, eu elaborei um pouco mais a resposta dele. Enquanto DJ de profissão e vocação, natural que ele defenda a classe, mas ele tem razão.

Já ouvi de muita gente falar que tava tentando baratear o custo, já que DJ é tudo igual. Geralmente nessas festas, vai tocar tudo, menos o que o dono da festa e seus convidados gostam. Já ví isso acontecer um sem número de vezes.

Por sua vez, outras pessoas resolvem montar cds de mp3, e deixar tocando initerruptamente. Esse procedimento, embora barato e relativamente fácil, é extremamente mecânico e sem interação.

Explico. Um DJ de verdade, sente a festa, os convidados, interage, pois presta atenção nas pessoas e suas reações, selecionando um som personalizado e criando o clima da pista, que controla de forma a otimizar a experiência, o que se torna impossível se houver só um cd tocando. Problemas como disco arranhado, arquivo corrompido, música repetida, som desregulado, entre outros, se tornam comuns.

Já estive em umas 5 festas que pediram para eu chutar o dj e tocar no lugar. E olha que eu tive vontade de fazer isso, embora fosse deselegante. DJs que tocam em volumes ensurdecedores para mascarar sua falta de habilidade; sambistas de disco que chamam a atenção em cada virada pela absoluta falta de noção; tocadores com mal de alzheimer tocando várias vezes a mesma música; e bitoladinhos que acham que uma festa de sociedade fica supimpa com funk de padaria. Esses são os DJs que você vai ter se achar que vale a pena baratear demais a coisa.

Fica a dica: 10 a 20% do valor total da festa é uma quantia justa para se gastar com som, incluindo DJ, equipamentos, etc.


Música do dia Panic - The Smiths (quem não se lembra do refrão hang the dj, hang the dj...hehehe)

Nenhum comentário: