terça-feira, 18 de agosto de 2009

O eterno inconformismo no mundo da música

Foi noticiado que David Grohl, ex-baterista do nirvana e guitarrista e vocal dos foo fighters, se juntou ao ex batera do led zeppelin, John Paul Jones e Josh Homme do queens of stone age se juntaram para formar uma nova superbanda, o Them Crooked Vultures.

Pois bem, independente da sonoridade dos caras, que será avaliada oportunamente, me despertou a curiosidade entender porque um cantor bem estabelecido como o David, que tem uma sólida carreira no foo fighters, com som já amadurecido, além de participação no lendário nirvana, está buscando novas experiências?

Simples. Essa é a essência da música. o inconformismo. a busca. a sede. é aquilo que move o músico, especialmente o rockeiro. a razão de ser do roqueiro é questionar. mas não só dele. Chico não dizia que após a ditadura não fazia mais sentido para ele escrever?

E se formos olhar com mais profundidade, essa é a quintessência da existência humana. nunca estar conformado, assentando. é sempre buscar mais. Essa ambição existencial é ao mesmo tempo nossa maior dádiva e nosso maior grilhão, pois nos levou à lua, mas também nos levou a 2 guerras mundiais e milhares conflitos locais.

Ou seja, com a devida ponderação, esse inconformismo pode ser algo muito produtivo, e tem sido cada vez mais aplicado com sucesso no mundo da música: vocal de banda que vira cantor solo (chris cornell, fergie, michael jackson), backvocal que vira cantor de banda (sheryl crow), músico que vira produtor (justin timberlake), baixista que vira dj de sucesso (fatboy slim).

Moral da história: sempre que possível, se reinvente, busque ser mais do que você já é. vai que vire um sucesso.

Música do dia: Imitation of life - REM

Nenhum comentário: