quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Os 10 incomparáveis

Na coluna anterior, falei sobre comparações entre músicos gringos e tupiniquins. Só que alguns músicos simplesmente não consegui comparar. nem tentando muito. Obviamente cairei num campo polêmico ao falar quem são os 10 músicos inesquecíveis e incomparáveis, mas quem achar que faltou alguém na lista, favor postar quem faltou e porque:

Michael Jackson: Ele é uma década toda. O músico que inventou as coreografias videoclípticas, que começou cantando aos 5 anos de idade com sua família e nunca mais parou. O eterno Rei do pop, falar dele pode não acabar nunca.

Madonna: A garra, a energia e o vigor dessa musa que conquistou o mundo, se reinventou diversas vezes e não para mais. Musa de diversas tribos, ela é contagiante.

Sinatra: Frank Blue eyes é um daqueles músico que simbolizam uma era. Apaixonante, conquistador, defensor ferrenho de um mundo mais simples, mais belo, mais romantico, esse faz muita falta. Desconfio que meus filhos saberão quem ele é. Farei de tudo para isso.

Beatles: Como banda, os garotos de liverpool foram insuperáveis. Seja pela estratégia comercial impecável, pelo timming, ou pelas canções doces em uma época dura, John, Paul, Ringo e meu favorito, George, mudaram a música para sempre, como a primeira e melhor boy band de todas.

Hendrix: Particularmente, não sou fan dele. Mas não tem como não reconhecer que ele era uma força da natureza, uma avalanche na música. E como toda potência assim, veio e foi com a mesma velocidade.

Aretha Franklin: ela é alma, ela é soul, ela desmonta qualquer um com sua voz possante.

Jerry Lee Lewis: um transformador. ousou quando poucos tinham coragem e fez o então nascente rock n roll criar raízes.

Bono Vox/U2: a melhor banda da última década pode não ser incomparável, mas o carisma e o ativismo pólítico incessante (e as vezes irritante) dão um forte destaque a ele.

Freddy Mercure: sim, eu sei que ousei compará-lo, mas a mais possante, bela e polêmica voz do rock não poderia ficar de fora. Manchete na inglaterra quando ele morreu: The Queen of Rock is Dead. isso diz tudo.

Clapton. Deus do Rock, eterno, incomparável, inesquecível.

Música do dia: You are the one - Aha

Nenhum comentário: