terça-feira, 4 de março de 2008

Coluna 7: Big Beach Boutique 2 (Fat Boy Slim) e a Cultura Rave

Big Beach Boutique 2 (Fat Boy Slim) e a Cultura Rave

Uma praia européia. Milhares de pessoas de todas as idades. Um popstar e um evento. Muitas poderiam ser as respostas. Mas só uma faz sentido. Obviamente se trata de uma RAVE, com o fenômeno FAT BOY SLIM.

Para entender o porquê de seu sucesso, o DVD/CD/EVENTO/BALADA Big Beach Boutique 2 se torna o melhor objeto de estuda. No primeiro contato com o DVD, parecia somente um DVD de música eletrônica, repetitivo e cadenciado. Nada demais. Porém, na segunda vez, seu colunista favorito estava embalado por alguns drinks. Nada ilegal, contudo. O estado semi-alcoólico foi suficiente para que um novo olhar fosse lançado sobre a obra, e que toda sua genialidade aflorasse. De repente, as músicas com suas batidas repetitivas faziam sentido, as variações de agudos arrepiavam e os cortes de edição do DVD pareciam sacadas simplesmente geniais.

Para se julgar a experiência RAVE, é necessário entrar no clima, cair de cabeça, vier toda a experiência, e não simplesmente julgar tudo do conforto da sua poltrona favorita. O Contato com a natureza parece sempre maximizar a experiência, que mexe com todos os sentidos.

E por que Big Beach Boutique 2? Simples. Uma bela praia, pessoas de todas as idades, estilos e comportamentos (até avós com seus netos, como um domingo no parque), o melhor DJ da atualidade tocando músicas de todas as tendências e influências possíveis. Aliás, ver o quanto o próprio FAT BOY SLIM está curtindo a própria balada nos faz querer estar lá, do lado, curtindo tudo que está sendo oferecido, em uma festa tocada como se estivesse sendo feita por amigos e para amigos. E assim que a música eletrônica tem que ser. Liberadora e aconchegante ao mesmo tempo. Natural e provocada. Recatada e provocante. Não é a toa que a música eletrônica é a mais democrática de todas, pois é cada um na sua. Mas sempre com muita VIBE, como a sua coluna favorita. E até a próxima.

Nenhum comentário: