Rock and Roll is Dead. Nunca o título de um CD foi tão irônico quanto este ótimo álbum do grupo sueco HELLACOPTERS.
Fundados em 1994, esse grupo tem uma passagem discreta pelo rock mundial, moldados no Punk Rock Alternativo, sendo este seu sexto álbum, com certeza de traços mais comerciais, mas nem por isso menos competentes e menos ROCK AND ROLL.
Claramente o quarteto sueco mantém o rock vivo e muito, começando com a balada saudosista Before the Fall, que traz à tona dos rockeiros mais clássicos uma pegada Beach Boys inconfundível. Verdadeiro Tributo. A baladinha Monkeyboy tem cara de música que vai estourar nas rádios (especialmente se elas pararem de insistir com aquele chato do armandinho), sendo Put Out the Fire carregada de eletricidade, com um baixo que vai ficar grudado na caixa craniana. Garagem total. Os riffs ainda são marcantes, mantendo a assinatura do grupo sueco, que teve por evolução um tratamento nos vocais, antes mais ásperos, como em Toys and Flavor (rock n roll em estado puro, virginal), talvez tentando conquistar novos mercados e a geração MTV, sem se confundir com seus ídolos de barro.
O som deles tem personalidade, tem identidade, tem chance de virar história. Mudaram o estilo, confiantes no som consistente que fazem, sem medo de perderem a identidade, aproveitando para desferir uma crítica (não tão) velada às rádios que viraram as costas ao rock. A banda já esteve até no Brasil, lá pelo sul, abrindo para o Sepultura, tremenda injustiça. O Sepultura que deveria abrir show para os caras, que nos provam que a boa música há tempos já fugiu do eixo Londres – Nova Iorque, e hoje encontra morada nos lugares mais diversificados possíveis, seja no frio escandinavo, nos trópicos internacionalizados de Sérgio Mendes, seja nos dançantes mambos desse alemão com cara de brasileiro, Lou Bega.
Em Berlim ou em Bagdá, a boa música acompanhada de perto pelo seu colunista favorito, sempre com muita VIBE, só na sua coluna. E até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário