Poucas situações como o stress, o medo e a perda são tão poderosos incentivos na hora de se compor uma música, sendo capaz de produzir verdadeiras obras primas. Esse é um daqueles casos.
Fleetwood Mac é uma banda britânica do final da década de 60, que sobreviveu até os dias atuais com várias formações e diversos momentos de tensão e expectativa de rompimento da banda.
Um desses momentos foi durante a metade da década de 70, quando os membros da banda mal se falavam, e o fantasma da dissolução pairava sobre a cabeça de todos os integrantes. Foi nesse contexto que foi composto o álbum Rumours, de 1977, considerado por muitos o melhor álbum da banda, inclusive por eles próprios, que atribuem ao sucesso do álbum a posterior longevidade que a banda atingiu. A crítica especializada colocou o álbum como o 3 melhor da década de 70, além de uma porção de listas bacanas.
Outra prova de prestígio foi a produção, em 1998, de um disco em tributo ao álbum: poucos são os álbum tributáveis, sendo tal honra geralmente reservada a artistas falecidos. Outro álbum que teve esse destaque foi o incomparável Thriller, do eterno Michael Jackson. Esse tributo teve a participação de bandas de destaque como Matchbox 20, Goo Goo Dolls, The Corrs, The Cranberries, Elton John, e Jewel. Inclusive o sucesso DREAMS ficou famoso e ganhou nova releitura com a versão do Corrs. Vale mencionar também a homenagem completa do álbum pelo elenco de GLEE, em recente episódio, que explica o contexto e trabalha diversas faixas de um mesmo álbum, algum inédito na série até o momento.
A minha impressão pessoal é de um disco cheio de sentimentos verdadeiros, uma verdadeira catarse dos músicos, que acaba revelando preciosas e expressivas canções para a posteridade como Dreams (que teve seu novo auge 20 anos depois), Go your own way (com uma consistente pegada de batera de Mick Fleetwood), e I don´t want to know, belamente executada pelo casal de vocais Lindsey Buckingham e Stevie Nicks, um traço característico da musicalidade reinante na década de 70: os duetos. Vale a pena ouvir e ter esse álbum.
Música do dia: Go your own way.
No. Título Autor Duração
1. "Second Hand News" Buckingham 2:43
2. "Dreams" Nicks 4:14
3. "Never Going Back Again" Buckingham 2:02
4. "Don't Stop" C. McVie 3:11
5. "Go Your Own Way" Buckingham 3:38
6. "Songbird" C. McVie 3:20
7. "The Chain" Buckingham, Fleetwood, C. McVie, J. McVie, Nicks 4:28
8. "You Make Loving Fun" C. McVie 3:31
9. "I Don't Want to Know" Nicks 3:11
10. "Oh Daddy" C. McVie 3:54
11. "Gold Dust Woman" Nicks 4:51
Nenhum comentário:
Postar um comentário