terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O Fim dos Scorpions e o Jogo da Vida

A mais bem sucedida banda de rock alemã da atualidade chega ao fim. Os Scorpions anunciaram nessa semana em seu site oficial sua aposentadoria, após o lançamento do seu derradeiro álbum em 19 de março deste ano - STING IN THE TAIL, e da realização de turnê mundial, que começará na Alemanha, sua terra natal, onde em 1965 nasceu a banda, e deve varrer o globo.

Muitos fans desconsolados, inclusive o titio Marco Antonio, da KissFm, tem reclamado dessa decisão. Não eu. Acho que tudo que está ligado à matéria tem seu fim. Tal como a atividade de uma banda, já que sua música, sua obra, e seu acréscimo ao mundo da música, esses serão imortais, estejam os integrantes vivos e em atividade, ou não. Esse é simplesmente o jogo da vida, tal como profeticamente transformado em música por eles em seu último álbum antes do fim de seus 45 anos de carreira.

Ficará, sem dúvida, uma lacuna, que provavelmente não será preenchida, tendo em vista a disparidade do rock atual com aquele rock clássico, tocado pelos alemães. A parte mais triste dassa notícia é a clara percepção de que toda uma geração de grandes bandas se aproxima do inexorável fim.

Fiquem com a nota oficial da banda, e a música do dia, óbvio, Game of Life:

"Terminamos nossa carreira com um álbum que consideramos ser o melhor que já fizemos e com uma turnê que vai começar na nossa terra natal, Alemanha, e nos levar a cinco continentes nos próximos anos. Queremos que você, nosso fã, seja o primeiro a saber disso. Obrigado por seu apoio eterno no passar dos anos!".

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Programação do Aniversário de São Paulo - 2010

Para comemorar o aniversário da cidade de São Paulo nesta segunda-feira, a prefeitura preparou uma programação com shows, esporte, cinema, cultura, dança, e artesanato. Confira a programação completa para hoje:

Shows no Vale do Anhangabaú
Nesta segunda-feira, o destaque fica com as apresentações de Paula Lima, Negra Li e Toni Garrido. Encontro de Baterias Na Praça da Luz, às 16h, tem apresentações das baterias das escolas União de Vila Albertina, Dom Bosco de Itaquera, Imperador do Ipiranga, Leandro de Itaquera, Acadêmicos do Tucuruvi, Mancha Verde, Unidos da Vila Maria, Rosas de Ouro, Vai Vai, Águia de Ouro, Tom Maior, Mocidade Alegre, X-9 Paulistana, Gaviões da Fiel, Império da Casa Verde e Pérola Negra.

Patty Ascher
A cantora Patty Ascher apresenta-se no palco da praça Victor Civita (rua Sumidouro, 580, Pinheiros) e mostra as canções de seu mais recente álbum. O espetáculo tem entrada franca e contará com arquibancada para 250 pessoas. Não é necessário retirar ingressos com antecedência.

Show na Praça Brasil
No Conjunto José Bonifácio, localizado na praça Brasil, o evento começa a partir das 16h e terá a participação dos grupos Bonde do Tigrão, Pixote e Leandro da Sapucaí. Será gratuito e aberto a todos os públicos.

Cidade Ademar
A partir das 10h, na praça Lygia Salgado, na altura do número 3.000 da avenida Cupecê, haverá uma feira de artesanato, que ficará exposta até as 19h. Às 12h haverá aulas práticas de ginástica corporal e a programação segue com apresentações musicais de grupos de forró, música romântica, pop rock e moda de viola. Quem encerra a noite é o sambista Almir Guineto. A entrada é franca.

Cidade Tiradentes Canta São Paulo
A Estação da Juventude realiza o projeto "Cidade Tiradentes Canta São Paulo", que reúne bandas da região com a proposta de fazer releituras de músicas famosas que falam sobre a capital. O evento acontece às 15h, na praça em frente ao Terminal Cidade Tiradentes, localizado na avenida Naylor de Oliveira.

Carnaval antecipado na Lapa
A partir das 12h, na esquina das ruas Faustolo e Crasso, haverá carnaval fora de época com a bateria do bloco carnavalesco A Lapa Somos Nóis, que terá participação dos famosos bois amazonenses Garantido (Vermelho) e Caprichoso (Azul).

O Espaço Cultural Tendal da Lapa (rua Constança, 72) realiza o Dia da Cidadania, das 9h às 19h, com feira de saúde, oficinas ambientais, mostra cultural, apresentações artísticas e fórum de discussão sobre temas ligados a juventude e cultura, criança e adolescentes, idosos, índios e negros. O encerramento será com cordão carnavalesco seguido do Baile de Máscaras, a partir das 17h.

Shows de samba em Guaianases
Shows de pagode e a final da Corte do Carnaval do Extremo Leste marcam, na praça de Eventos (cruzamento da estrada Itaquera Guaianases com ribeirão Itaquera, no Jardim Helena), as comemorações a partir das 16h.

Esporte e cultura na Capela do Socorro
A praça Nicolau Aranha Pacheco (avenida Robert Kennedy, 2.800, Interlagos), recebe atrações musicais e espetáculos de dança e ginástica aeróbica, a partir das 13h.

Giro de Ciclismo
Um grupo de 200 ciclistas da região sairá da praça dos Ciclistas (avenida Robert Kennedy esquina com avenida João de Barro), às 8h, em direção à ponte Estaiada, onde se juntará a outros 6 mil ciclistas participantes do São Paulo Bike Tour até a Universidade de São Paulo (USP).

Esporte e cultura nos CEUs
No Centro Educacional Unificado (CEU) Três Lagos (estrada do Barro Branco, Jardim Três Corações) haverá sessão de cinema com a história da cidade às 13h e, a partir das 14h30, haverá apresentação do grupo de pagode Vai que Cola. Também é possível conferir a exposição São Paulo em Branco e Preto até o dia 31 de janeiro.

No CEU Cidade Dutra (avenida Interlagos, 7.350) será realizado o Espetáculo Teatral com os Vocacionados do CEU, às 16h. No CEU Navegantes (rua Maria Moassab Barbou) haverá a Exposição São Paulo, uma metrópole e muitas transformações e uma sessão de cinema com o filme Feliz Natal, às 14h. Para este evento a classificação é de 14 anos.

Atividades na piscina também acontecerão em meio às comemorações do aniversário de São Paulo. É o caso do CEU Vila Rubi (rua Domingos Tarroso, 101, Vila Rubi), onde acontecerá a Recreação Aquática, das 9h às 18h.

No ginásio, das 8h às 12h, será realizado o futsal masculino, seguido do futsal feminino, das 12h às 16h, e voleibol misto, das 16h às 20h. As atividades culturais acontecem das 10h às 18h e haverá treino livre de dança e circo, além da Exposição Minha São Paulo - Paisagens Urbanas.

Autódromo de Interlagos
As atividades acontecem a partir das 9h com apresentação de motos incrementadas, shows de nautimodelismo (no lago de Interlagos) e aeromodelismo.

Corrida de kart também está na programação do autódromo. Além disso, o público presente participará de sorteios de passeios gratuitos no novo kartódromo. Na reta dos boxes acontecerá uma corrida de cadeirantes

Feliz aniversário Sampa - Post não tão Óbvio - Top Five Sampa

...E agora o post menos óbvio: um top five de músicas que definem e cantam minha amada cidade em verso e prosa:

1- Sampa - Caetano Veloso
2- Sampa no Walkman - Engenheiros do Hawaii (homenagem à homenagem)
3- Êh São Paulo - Tonico e Tinoco
4- Trem das Onze - Demônios da Garoa
5- do Corinthians (não tem como não homenagear.....desculpem)

Feliz aniversário Sampa - Post Óbvio - Sampa - Caetano Veloso

456 anos de muitas emoções, na cidade que não é conduzida, conduz. Mas isso aqui é um blog de música, e como as muitas facetas da cidade que nunca dorme, temos uma faceta óbvia, e outra nem tanto. A faceta óbvia é a música que melhor define e homenageia esssa cidade: SAMPA, de Caetano Veloso, que embora não seja meu músico favorito, mandou muito na letra abaixo:

Sampa
Caetano Veloso
Composição: Caetano Veloso


Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João
É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi
Da dura poesia concreta de tuas esquinas
Da deselegância discreta de tuas meninas

Ainda não havia para mim Rita Lee
A tua mais completa tradução
Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João

Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto
Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto
É que Narciso acha feio o que não é espelho
E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho
Nada do que não era antes quando não somos mutantes

E foste um difícil começo
Afasto o que não conheço
E quem vende outro sonho feliz de cidade
Aprende depressa a chamar-te de realidade
Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso

Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas
Da força da grana que ergue e destrói coisas belas
Da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas
Eu vejo surgir teus poetas de campos, espaços
Tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva

Pan-Américas de Áfricas utópicas, túmulo do samba
Mais possível novo quilombo de Zumbi
E os novos baianos passeiam na tua garoa
E novos baianos te podem curtir numa boa

domingo, 24 de janeiro de 2010

Ano novo de novo

Boooooooom dia meus amados leitores

E começou 2010. Na verdade já começou faz quase um mês, mas seu blog favorito estava de férias. E agora estamos de volta, esperando ser bem mais legais do que fomos nos últimos anos.

Que 2010 seja o melhor ano de todos, para todos vocês.

Muita Vibe

DJ Bene (is back)