terça-feira, 30 de junho de 2009

o São João de Caruaru

Após ano passado visitar a Paraíba, sem contudo ter a chance de visitar o forró de Campina Grande, esse ano tive o prazer de visitar Caruaru, em Pernambuco, em pleno São João. Para aqueles que não sabem, Caruaru disputa com Campina Grande o título de maior forró do mundo.

Ao chegar na festança, surpresa: tinham várias estátuas e uma decoração que ocupava a cidade toda, contaminando cada esquina com aquele clima junino. O evento era dividido em 2 espaços oficiais: o arraial e o pátio do forró.

No arraial ficava a parte mais decorativa, com uma exposição sobre o mestre Vitalino (artesão de barro dos bonecos regionais), que completaria 100 anos este ano, e algumas barraquinhas que vendiam doces e salgados, além de tranqueirinhas (comprei uma gaita por 4 reais). Embora tenha encontrado chocolate quente, descobri que o quentão coisa do sul do país e ninguém por lá conhecia. No arraial encontrei um grande espaço para dança de quadrilhas, que infelizmente não estavam se apresentando, um palco para forró, sempre ocupado e animado, e vários stands de divulgação de patrocinadores e apoiadores, que davam brindes para algumas brincadeiras típicas.

Atravessando a rua, rumo ao pátio, não resisti e fui atirar com arminhas de chumbo para tentar ganhar prendas. Divertidíssimo, mas o máximo que consegui foi uma bala de goma já meio derretida. continuemos.

Chegando no pátio, um cangaceiro gigante nos recepcionava, enquanto passávamos por uma revista bem mais ou menos. lá era outro mundo. parecia um rodeio de tanta gente e tanta barraca, com vários tipos de comidas e mais ainda de bebidas. cachaça vendida em latinha, vários estudantes cabulando aula, e todos os jovens locais arrumados para a balada estavam por lá. Talvez tenha sido o lugar com mais gente bonita (e feia) que ví durante minha estada em Pernambuco, incluindo o Porto de Galinhas.

De impressionante mesmo o que ví foi o espaço de shows: dois palcos montados, um deles sempre com uma cortina preta, enquanto havia apresentação no outro: assim era possível a festa continuar sem fim, sem hora para acabar, e, o que é melhor, sem interrupção.

Uma bela decoração, camarotes, stands de patrocinadores master, meninas bonitas com as marcas do local, e muitos jovens, dançando, ou em rodinha. Mas me decepcionei com a música. Não era nem o forró universitário/pé de serra que eu conheço e gosto, do tipo falamansa, rastape, nem o clássico forró de dominguinhos e alceu valença que eu aprendi a admirar e gostar (embora apanhe para dançar). Eram músicos locais, com seus empresários locais, fazendo um som nem bom nem ruim, que não me deu a menor vontade de dançar.

Fui passear mais. Havia outro palco, que parecia pertencer à velha guarda do forró, sempre formado pelo trio Zabumba, Baião e Acordeon. Mais interessante. mas não era para mim.

Depois de algumas indas e vindas, a festa começou a murchar, e parece que só haviam restado bêbados e adolescentes hormonais indo à caça. uma pena, uma verdadeira pena. Daí achei melhor encerrar a noite.

De fato é uma festa imensa. mas não era meu tipo de festa. espero poder escrever sobre Campina Grande e tirar minha conclusão.

Música do dia: coração bobo - alceu valença

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Confirmado 3 disco dos Arctic Monkeys

Para 24/08, os fãs da boa música devem se deliciar com a seguinte sequência de Humbug, o terceiro disco da efervessente banda:

"My Propeller"
"Crying Lightning"
"Dangerous Animals"
"Secret Door"
"Potion Approaching"
"Fire and the Thud"
"Cornerstone"
"Dance Little Liar"
"Pretty Visitors"
"The Jeweller's Hands"

Música do Dia: Dancing Shoes, dos próprios

Enquete para MJ

Bom dia queridos leitores.

Após um fim de semana de overdose, acredito que todos tenham visto e ouvido falar muito do astro para participarem dessa enquete, sobre qual a melhor música de Michael Jackson, são 9 sugestões de fases diversas, e outra geral, que necessita postagem.

Como diz uma pessoa muito próxima: agora sei como as pessoas se sentem quando Elvis Morreu.

Música do dia: Billie Jean

sexta-feira, 26 de junho de 2009

A morte de Michael Jackson

Dia 25/06. Comprava cadeiras na rua teodoro sampaio, quando meu telefone toca, sem eu perceber. poucos minutos depois, recebo uma mensagem dizendo: Michael Jackson morreu. Replico: Como Assim? O autor da mensagem me liga para contar o que o mundo inteiro já sabe.

Tristeza! Pura, simples e até inexplicável tristeza. Não era meu parente, não o conhecia pessoalmente e não tenho nenhuma razão pessoal para sentir o que senti. mas senti. assim como senti quando o papa morreu. quando senna morreu.

Certas pessoas são dotadas de uma aura expansiva. especial. algumas celebridades são assim. outras não. MJ era um deles. a sua morte deixou o mundo menos lúdico. menos musical. menos brilhante.

Não vou entrar nos méritos de suas muitas polêmicas. toda a mídia já faz isso. mas preciso me posicionar em relação a uma: não vejo ele como esse predador sexual molestador de criancinhas como o classificaram. me parece que ele era assexuado. gostava da compania infantil porque foi privado dela no momento oportuno. queria crianças para brincar como a criança que nunca foi. queria dormir ao lado de crianças como toda criança que já foi dormir na casa de um amiguinho, fez uma festa do pijama. não havia maldade. simplesmente porque ele não teve sua identidade formada como deveria. não teve as fases de desenvolvimento emocional. o corpo cresceu. a alma e a mentalidade não. e ele ficou preso na terra do nunca, o que explica de forma pontual sua fascinação por peter pan, o menino que não queria crescer. MJ ERA o Peter Pan. e os verdadeiros predadores se aproveitaram dessa fragilidade, que no nosso mundo era vista como perversão, para arrancar os milhões que lhe pagaram pela sua alma, pela sua inocência.

Mas não é isso que lhe reserva um lugar na história. e sim sua música. sua dança. sua coreografia.

Destaque entre os irmãos medianos, sua ginga encantava enquanto criança. sua carreira solo, mesmo mirim, era impressionante. E os anos 80 foram dele. Só dele. Rei do Pop, título merecido, personificou o brilho e o sentimento dessa década maravilhosa. De recordação, ainda guardo um Vinil, Bad. Queria que fosse Thriller, aquele que sozinho vendeu mais de 100 milhões de cópias. Tidos por muitos como o melhor álbum de todos os tempos, desbando Sargent Pepper´s, dos beatles. O álbum é completo, é soul, é pop, é rock, é disco, é romântico. É Michael no seu auge.

MJ foi o pai do moonwalker. andando na lua. o passo deslizante para trás. levante a mão quem nunca copiou. e o chute torto no ar. como se não fosse suficiente, foi jogo. tinha clipes cinematograficos. e mais que os efeitos, se destacavam pelas coreografias. smooth criminal é um show absoluto de dança coreografada, que influenciou absolutamente todos a partir dali. sempre que Michael lançava algo, reinventava o mundo da música. Clipes. Passos. Músicas. Roupas. Estilos. Gritos. Músicas. Todos os anos 80 foram seu auge.

Auge que durou muito tempo, o suficiente para vender mais de 200 milhões de cópias, para acumular uma fortuna de mais de bilhão de dólares. Auge que empalideceu com sua cor. De negro a branco. Black or white, ele dizia, ainda era Michael. Clipe que vi no fantástico.

Mas sua música não era mais a mesma. os urubus da mídia, aproveitadores de plantão e pessoas falsas, junto com a doença, obscureceram seu talento. as diversas operações deformaram seu rosto. mostraram ao mundo uma faceta de sua alma incompleta.

Ainda assim tentou a volta. imerso em dívidas, ligou para Will.I.Am e pediu por uma parceria. reconhecia estar em baixa, mas sabia de seu brilho. e Will, admirador dele como o resto do mundo, o fez brilhar. The Girl is Mine, antigo sucesso, foi magicamente repaginado, mas ainda sem ser suficiente para transformar o álbum comemorativo de thriller no seu velho sucesso.

Voltar aos shows. Essa foi a solução encontrada. 4 shows marcados. Diante da histeria pública, aumentou a turnê para irreais 50 shows. mais de 750 mil ingressos vendidos para o começo no segundo semestre.

Não houve tempo. Um infarto interrompeu sua vida. E fez o mundo parar. sentir saudades. querer não acreditar. meu amigo diz que ele não morreu. que volta em turnê com Elvis. humor que resume o sentimento de descrença público.

Discos serão vendidos. Tributos serão feitos. Mas nada trará o antigo prodígio, o eterno Rei do Pop de volta. O homem não voltará a andar na lua em pleno planeta terra. MJ se foi, como em seu filme Moonwalker, na forma de uma estranha nave espacial, rumo às estrelas, para ser, para sempre, um astro maior na constelação dos Deuses da música.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Dia de São João

No dia de São João, fica a enquete para os leitores: qual o maior são joão do mundo, Campina Grande, na Paraíba ou Caruaru, no Pernambuco?

Música do dia: Coração Bobo, do pernambucano Alceu Valença

terça-feira, 23 de junho de 2009

A volta do contador

Aeeeeeeeee

realmente as voltas estão ocorrendo.........agora quem voltou foi meu contador de visitas, o que me dá um ânimo extra para escrever para vocês..........obrigado Aninha.

muita vibe

música do dia: Numb - Linkin Park

domingo, 21 de junho de 2009

Agradeço a Steve Jobs a Graça recebida

Graças ao meu ipod shuffle, sobrevivi a um voo com 5 recem nascidos chorando sem parar.

Obrigado Steve

DJ BENE DE VOLTA

Voltei de férias com várias informações, idéias para colunas e muito o que dizer! aguardem

beijos e muita vibe

música do dia: Ziggy Stardust - David Bowie

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Férias até 22/06

Esse blog estará fechado até o dia 22/06, para férias de seu blogeiro favorito, que tentará se desintoxicar da internet nesse período, em um lugar de muito sol, e bebidas coloridas com guardachuvinhas

Bjos, abs e muita vibe

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Não fazem mais músicas alegres como antigamente: Shiny Happy People

Shiny Happy People (tradução)

R.E.M.
Composição: Indisponível


Pessoas muito felizes sorrindo,

Encontrem-me na multidão.Pessoas, pessoas

Espalhem seu amor por aí.Me amem, me amem,

Levem-no para a cidade.

Felizes, felizes,

Coloquem-no no chão,

Onde as flores brotam,

Ouro e prata reluzem...

Pessoas ilustres e felizes dando as mãos,

Pessoas ilustres e felizes sorrindo...

Todos ao redor,

Amem-nos, amem-nos,

Coloquem-no em suas mãos,

Cuide, cuide.

Não há tempo para chorar.

Felizes, felizes,

Coloquem-no em seu coração,

Onde o amanhã reluz,

Ouro e prata reluzem...

Pessoas ilustres e felizes dando as mãos,

Pessoas ilustres e felizes sorrindo...

segunda-feira, 1 de junho de 2009

agradecimento à leitora participativa

Gostaria de agradecer à leitora Flavia Credidio.

Obrigado por todos os posts.

Facam como ela e participem!

Muita vibe nessa semana