terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

certos dias........

Tem certos dias que a coisa simplismente não vai.

Quem vê o Fatboy slim entrando para tocar em southampton todo alegre, apra 200 mil pessoas, como se tocasse para 20 amigos, acha que a música é sempre aquela festa. mas nunca se vê a preparação para aquilo tudo. ou mesmo os bloqueios criativos. como esse que estou tendo agora. simplismente as músicas não jogam juntas, não se chamam, não se encaixam. é como montar um ataque com sávio romário e edmundo e simplesmente não rolar..........acontece!

agora estou montando o GREAT COVERS 4. Great Covers são grandes bandas tocando grandes músicas originalmente de outras grandes bandas. Nessas voce acaba descobrindo que I SHOT THE SHERIFF não é do Clapton, mas sim de Marley. E que Mrs. Robinson não é dos Beatles mas sim de Simon e Garfunkel. A exceção a esse CD é bandas obscuras tocando grandes clássicos e versões avacalhadas, como MY WAY (que eu REALMENTE QUERO que toque no meu funeral irlandês) interpretaqda por Sid Vicious......

A versão tupiniquim do Great Covers é a VERSÃO BRASILEIRA. bem legal também.

Fica aqui a dica para gravar CDS: não ouça as músicas. SINTA as músicas. Aumente o som no talo, tome uma taça de vinho, não importa. Aguce sua sensibilidade e sinta a música. Uma hora vai ficar fácil perceber que uma música chama a outra, sente a outra, se completa dela. Teóricos usam matemática de notas e acordes e batidas por minuto para fazer essa combinação. Mas o que é a matemática nesse caso senão a redução científca do que se sente e deve fluir?

beijos e abraços

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Colunas e Coluna numero 1: ARCTIC MONKEYS

Caros Leitores:

Um tempo atrás, fui colunista de um website de conteúdos. Justamente na matéria de música. Escrevia sobre lançamentos e eventos musicais. Nunca recebi um tostão por isso. Mas ainda assim gostava do que fazia. Sem querer, minha coluna foi a mais lida e comentada por dois meses seguidos, passando até mesmo o povo profissional. E do nada, fui substituído por um dj famosinho, mas que nem é tudo isso, mas receberia muita grana para escrever no meu lugar. paciência. então, seguem minhas colunas, transcritas no original.

bjos e abs

Todos estão comentando. E como o próprio título diz: “Seja lá o que for que as pessoas estão dizendo que sou, é isso exatamente o que não sou.” Se a internet indica tendências, dizer que uma banda praticamente desconhecida é a recordista absoluta no número de downloads de álbuns é, no mínimo, supreendente. ARCTIC MONKEYS é o nome do fenômeno, que inclusive gerou comentários desgostosos de Noel Gallangher, líder e vocalista da banda Oásis, em sua insípida passagem pelo Brasil. Toda a mídia mundial especializada está descobrindo e comentando a banda britânica, que tem o disco de estréia mais comentado desde Nirvana. E o que eles têm de tão especial? Com títulos inexplicáveis (I Bet You Look Good On The Dancefloor) e letras que flertam com o nonsense, o sucesso começa a fazer sentido logo na primeira faixa, com um baixo espirituosamente ousado, um ritmo pegado e um vocal que acerta o ponto exato entre a acidez e a calmaria, com uma energia constante. O ouvinte pode até identificar uma vaga semelhança com o rock calminho dos Strokes logo temperado por toda acidez e ousadia do The Hives. Sem ser igual a nenhum dos dois, Arctic Monkeys é melhor do que a soma de ambos, cheirando a novidade, juventude e rock n roll em sua forma mais pura. Vale a ressalva, eles ainda são uma promessa. Promessa robusta e com fôlego, sem dúvida, mas ainda assim uma promessa. Precisam vender discos, fazer turnês, conquistar fans e críticos para escreverem seu nome na história da música. Mas o primeiro passo está dado; ousado e contagiante, “WHATEVER PEOPLE SAY I AM, THATS WHAT I´M NOT”, acaba em êxtase, deixando um gostinho de quero mais, que acaba inevitavelmente em mais um replay do álbum inteiro. Nada melhor do que uma banda revelação para estrear uma nova coluna.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

MIX HITS 2000

1 - save tonight - eagle eye cherry
2- dreams - the corrs
3- i am only happy when it rains - garbage
4 - money for nothing - dire straits
5 - i used to love her - guns n roses
6 - supreme - robiie williams
7 - semi-charmed life - third eye blind
8 - mr jones - counting crows
9 - disposable teens - marylin manson
10 - down under (live) - men at work
11 - bathwater - no doubt
12 - sadness - enigma
13 - the animal song - savage garden
14 - my favourite game - the cardigans
15 - narcotic - liquido
16 - get lost - eric clapton

obs: esse foi meu primeiro cd. nao tinha muitas regras ainda, era mais o sentimento que ditava a ordem das músicas e quais combinavam com quais. depois que fui criando um método.

regra numero 1: não repetir o mesmo artista em um cd variado. razão: fica POUCO CRIATIVO.

bjos e abs

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Meus CDS....

Bom, hoje vou falar do meu maior orgulho musical: MEUS CDS.
Meus CDS seriam basicamente compilações em MP3, transformadas em arquivos .wav e gravadas em sequência, sempre orbitando em torno de um tema pré-definido.
E alguém pode me perguntar: qual o segredo disso? Resposta: TUDO! Um CD bem feito pode passar uma mensagem de amor, de ódio, de chateação, de empolgação, levar quem escuta a fazer ou deixar de fazer algo, até mesmo sugerir emoções e reações.
(breve observação musical: no player toca DOWN UNDER - MEN AT WORK - LIVE!)
Nesse momento estou regravando meu primeiro cd gravado, já citado nesse blog: MIX HITS 2000. Regravar se torna necessário depois de alguns anos, algumas cópias feitas e centenas de vezes que um cd é tocado. mídias riscam, não importa o cuidado que se tenha. e eu tenho cuidado pacas. sou ciumento dos meus cds e dvds, odeio ter eles riscados ou ver eles jogados.
Ouvir esse CD me fez lembrar do ano em que era calouro na faculdade, em que a vida era toda uma aventura sem fim, eu era caipira na cidade grande, nada estava definido. E querem uma música que define isso? SEMI-CHARMED TIME LIFE do THIRD EYE BLIND. Essa música é a música universal de viagem de carro com os amigos....escutem e depois comentem.....
Pois bem, ouvir cd reaviva memórias. ilumina recordações. renasce sentimentos esquecidos. às vezes é melhor que uma fotografia para lembrar de algo ou alguém. certas músicas lembram alguém. inevitável. certas pessoas tem memória olfativa. eu tenho memória musical.
como diria Rob Gordon, a melhor maneira de se organizar uma coleção é autobiograficamente. e minha vida está escrita nos meus cds, mas em símbolos e emoções que só eu entendo. Egocentrismo? talvez....
Gravo cds para gravar emoções. e compartilhar com aqueles que gosto. assim, meus cds já conquistaram o Brasil, México, Canada, Estados Unidos e agora Italia, nas mãos e bolsas de amigos e desconhecidos.....
Falei muito dos meus cds. agora posso começar a postar os cds, que vão falar por si sós. e qualquer dia posto algumas dicas e truques de gravar um bom cd...
Beijos e abraços e até a próxima......

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Organizando.....

Queridos Leitores, resolvi organizar o blog.

Assim, cada post será precedido por um tipo de postagem, que facilitará a identificação do que o leitor irá acompanhar.

Legenda:

DISCOTECANDO: histórias de discotecagem
EQUIPAMENTOS: availação de equipamentos
CD [NOMEDOCD]: seleção de músicas que compõe um cd de minha autoria
COLUNAS: colunas músicais escritas por mim
SETLIST: sequencia de músicas alinhadas para um evento especial por mim

E lógico, sem legenda, é qualquer coisa que venha na cabeça no dia.....


bjos e abraços